Quando o escritor se infantiliza

Autores

  • Miguel Sanches Neto Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Resumo

Ao contrário do que seria de esperar, só me tornei leitor de literatura infanto-juvenil depois de adulto. Vindo de uma família não ou pouco alfabetizada, estudando em escolas públicas, isso durante o período da ditadura militar (1964-1985), tive que me arranjar sozinho – sem nenhuma orientação – na biblioteca da escola, me dedicando, sem entender muito bem, aos títulos que não eram para minha idade. Esta leitura de clássicos da língua portuguesa talvez tenha produzido em mim um convívio mais intenso com temas inadequados ao menino que fui. Mas, com certeza, me deu instrumentos de linguagem fundamentais para o escritor que eu seria.

Biografia Autor

Miguel Sanches Neto, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Doutor em letras pela Unicamp (1998), professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Romancista (Chove sobre minha infância, Um amor anarquista e A máquina de madeira), poeta (Venho de um país obscuro e Pisador de horizontes), contista (Hóspede secreto e então você quer ser escritor?) e cronista (Herdando uma biblioteca e Impurezas amorosas), também escreve para crianças. Recebeu, entre outros, o Prêmio Cruz e Sousa (2002) e o Brasil-Argentina (2005).

Email: autor.msn@gmail.com

Estatutos de um novo mundo para os animais (versão online)

Publicado

2019-05-20

Como Citar

Neto, M. S. (2019). Quando o escritor se infantiliza. [RMd] RevistaMultidisciplinar, 1(1), 119–121. Obtido de http://revistamultidisciplinar.com/index.php/oj/article/view/2