Responsabilidade Social, Família e Comunidade

Francisco Baptista Gil, Universidade do Algarve (fgil@ualg.pt)

 

Como citar este texto:
Gil, F. B. (2023). Responsabilidade Social, Família e Comunidade: Nota Introdutória. [RMd] RevistaMultidisciplinar, 5(1), 3–4. Obtido de https://revistamultidisciplinar.com/index.php/oj/article/view/146

 

Nota Introdutória

Refletir a família, o envelhecimento e as oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, sob o prisma do pensamento sistémico é uma importante estratégia de estudo na sua multidimensionalidade. Partindo de um pressuposto de respeito pela diversidade dos intervenientes no meio social, de oportunidades para a construção de uma sociedade justa e solidária na busca do bem comum, são muitas as questões sociais que emergem na organização económica e social nas últimas décadas. Os distintos índices de literacia e as assimetrias sociais; o fenómeno do envelhecimento humano; a perpetuação do poder em determinados grupos sociais; as desigualdades socioeconómicas e raciais; as múltiplas configurações da família, entre outros fatores.
Compreender e pensar a sociedade do século XXI, mostra-se necessário para uma intervenção ampla perante os novos contextos. Procuramos neste volume, contribuir para a discussão e análise de algumas destas questões complexas e que dessa dialética, novos caminhos emerjam para enriquecer o debate.

Palavras-chave: Século XXI, bem comum, desenvolvimento.