A fotografia e os mistérios do Universo
DOI:
https://doi.org/10.23882/MJ2024Palavras-chave:
arte, fotografia, universoResumo
Ciência e arte, aparentemente, estariam em lados opostos do espectro do conhecimento humano. Um olhar mais atento, no entanto, revela uma relação de maior proximidade do que de afastamento. A fotografia é uma das áreas que permite apontarmos que a fronteira entre estes dois campos de estudo é menos evidente do que se imagina. É esta discussão que promovemos neste texto, ao analisarmos o uso de fotografias na busca pela ampliação do conhecimento humano sobre o Universo.
Referências
Barthes, R. (1990). O óbvio e o obtuso. Trad. Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Dantas, J.M. (1979). Imagem poética, linguagens, modernidade. São Paulo: Difel.
Dufrenne, M. (1972). Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva.
Flusser, V. (2002). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
Hawking, S. W. (1998). Uma Breve História do tempo. Lisboa: Gradiva.
Janson, H.W., & Janson, A.F. (1996). Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes.
NASA (2018). Hubble Goes to the eXtreme to Assemble Farthest-Ever View of the Universe. Retrieved from https://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/science/xdf.html
Rahde, M.B.F., & Cauduro, F.V. (2005). Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. 7(3), 195-205. Retrieved from http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/6392
Sagan, C. (1991). Cosmos. Lisboa: Gradiva.
Santaella, L., & Nöth, W. (2001). Imagem – Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras.
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras.
Wolff, F. (2005). Por trás do espetáculo: o poder das imagens. In: Adauto Novaes (Org). Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora Senac.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Fábio d’Abadia de Sousa, Francisco Baptista Gil
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.